sábado, 10 de outubro de 2009

PRAIA DO ROSA - UMA PRAIA COM NOME DE FLOR




A praia do Rosa, muito mais do que nome de flor, é marcada por sua ancestralidade e por sua cultura açoriana. Seja nos engenhos de farinha, na pesca artesanal, no culto à bandeira do Divino ou na brincadeira de boi, na época junina.
Até a década de 70, era conhecida como Praia do Porto novo, pois no local existe até hoje, no extremo sul da praia, um reduto de pescadores artesanais, que no século XIX transportava a produção agrícola da região, até Laguna, através de pequenas embarcações.
Na década de 70, os gaúchos “descobriram” a Praia. No engenho de farinha de uma das famílias mais tradicionais do lugar, descendentes dos Açorianos que aqui chegaram no século XVIII, esta geração hippie, foi muito bem acolhida por seu Durvino e Dona Eugênia, que carinhosamente lhes davam pouso e os alimentavam com pirão e peixe, iluminados por luz de querosene. E foi assim que a Praia ganhou o nome de Rosa, em homenagem ao seu Durvino Rosa!
Hoje, (quem diria!), é considerada uma das 30 baías mais belas do mundo. Os engenhos já são raridades, o peixe escasseou, mas a essência de uma comunidade acolhedora e bucólica permanece.

3 comentários: